domingo, 17 de fevereiro de 2008

Orgulho e Humildade, Egoísmo e Altruísmo

Opostos, contrários. Bem e mau, claro e escuro, direita e esquerda.




Quando tratamos com opostos, o importante é o equilibrio, nao se vive só no claro, nem só no escuro, todos temos que ter bem e mau dentro de nós, mas claro que o importante é agir pelo lado do bem. E estes dois opostos que estou comentando hoje têm muito a ver com a auto-estima da pessoa em questão




Orgulho: O orgulho é muito bom para a auto-estima para a pessoa pois é um ato de justiça com você mesmo, ou com os outros, ter orgulho de seus atos e tal, aliás, a pessoa precisa se orgulhar de quem é, então é realmente importante. Mas tem seu lado negativo, pois o orgulho em excesso vira um sentimento que se assemelha ao egoísmo, pode ser definido até como medo, MEDO DE SE SENTIR VULNERÁVEL. Quem é muito orgulhoso, se prende à ele e dá muita importância as suas próprias opiniões, se fecha no seu mundo e nunca dá o braço a torcer, porque? Porque isso significaria a possibilidade de se expor, de estar errado, de não ser superior. Para uma pessoa orgulhosa, é exatamente isso que muito difícil


Humildade: eu poderia ser pessimista e dizer que todos os humildes tem baixa auto-estima, nao se valorizam e por isso que são como são, HUMILDADE É UM SINAL DE FRAQUEZA. Por um lado faz sentido, um cara que nunca ganhou amor, nenhuma guria olhou para ele, é claro que ele vai ser humilde diante de uma guria que de uma hora para a outra resolveu que vai dar bola pra ele, porque ele nao se valoriza, se sente obrigado a ser gentil, e tratar bem o próximo, porque na verdade, se acha inferior, nao se acha merecedor de atenção, de amor, esse é o lado negativo da humildade. O lado bom é o óbvio, que todos conhecemos, por se tratar de uma emoção que no dia-a-dia é simplismente tratada como boa. É uma pessoa que respeita a opinião do próximo, se coloca no lugar do outro, esse sentimento se assemelha muito com o altruísmo.


E o egoísmo e altruísmo, para colocar de uma forma curta, são muito semelhantes aos dois acima, não?


Um egoísta é quase um egocentrista, um orgulhoso. Se algo nao é importante para ele, ou nao vai trazer benefícios, nao interessa. O altruísta é o contrário, ele coloca a felicidade dos outros em primeiro plano e nao se importa se trará algum benefício para ele ou nao. Eu diria que o egoísmo teria um lado bom, mas só porque altruísmo em excesso nao é o ideal, temos que pensar em nós mesmo as vezes.


Papai Noel é altruísta...
um velho escroto de barba, e não existe,
mas é altruísta.
Resumindo: nada em excesso é bom, e com equilibrio o mundo seria bem melhor.

e outra coisa que me fascina, é incrível como tudo se liga, se a gente para para pensar, esse post tá ligado com o último, nao é? Um orgulhoso, um egoísta, é extremamente ignorante, pois IGNORA sua consciência, para preservar a imagem do seu eu perfeito. Um humilde, um altruísta, (no sentido bom das palavras, ou seja, alguém que é humilde porque é uma pessoa boa, nao porque nao se valoriza o bastante) esse se beneficia do auto-conhecimento e com sorte, tem ORGULHO de sua consciência limpa.


Agora eu dei um nó em todo mundo, mas era só para mostrar como tudo tem seu lado ruim, e é tudo realmente muito confuso, eu fiz mais longo do que queria, e nao queria usar uma linguagem tão... formal, mas eu acabo realmente escrevendo asim, porque nesses assuntos... complexos eu nao consigo botar de outro jeito, mas quem tá lendo essa... sabe quem eu sou então eu nao tenho tantos problemas de como escrevo.




lembrei agora, o egoísmo também entra no assunto avareza, porque quem se bota em primeiro lugar, tem dificuldade de dar esmola para um mendigo por exemplo. Ele nao veste as:

SANDALIAS DA HUMILDADE!

XD

2 comentários:

casowski disse...

Basicamente eu passei a ser menos autocentrada ( e posso dizer que tenho pós graduação e mestrado em egocentrismo....sou de Leão!) quando tive convicção de que, como já cantava o Mick:" I can't get no satisfaction! cause I tried and I tried and I tried, tried, tried" ou seja sou impossível de satisfazer! Dá muito trabalho! Falando sério, quando começamos a ficar verdadeiramente felizes com a felicidade dos outros fica tudo mais fácil, mais colorido e até mais divertido! Porque convenhamos, somos um bocado previsíveis não é? Ah! Sorvete tem que ser de tal sabor...chocolate de tal marca....namorado assim alto e moreno....então se fecha um caminho estreito que está fadado a insatisfação! O egoísmo é encrenca, falo pelo pouco de budismo que eu estudei (que é um nada diante dos séculos de ensinamentos disponíveis) mas acima de tudo, por experiência própria!
Olha um exemplo prático: Tendo algum dinheiro para gastar, passava meus sábados passeando em lojas em busca da roupa que deixaria meu corpo legal. Obviamente não encontrava e chegava cansada e deprimida. Agora, de vez em quando, tenho verdadeiro prazer em sair e comprar roupas com meu sobrinho que fica muito feliz e agradecido pelos presentes. É isto aí: o altruísmo e a generosidade são in!

Bj

O.G. disse...

bah, cara, desculpa eu não ta comentando ultimamente, mas é que eu to tri atarefado co coisas do colégio. ...Quando o fluxo de temas, provas, trabalhos. diminuir.. volto a comentar teus mirabolantes e geniais "postes"...

um grande abraço,
O.G.,
seu obediente serviçal